top of page

A RELAÇÃO MÉDICO X CLÍNICA

Há

ree

muitas perguntas a se responder para Entender a relação médico/clínica , vou tentar esclarecer um pouco:


📍A Clínica será responsável por todo trabalho de marketing, equipamentos, infraestrutura, agendamento, divulgação, contratará funcionários para recepção, limpeza, etc. ou não?


😜Precisa diferenciar isso!


1- Como estabelecer essa relação com o médico?


🔍Se o médico prestará serviços de atendimento aos pacientes da Clínica, ele deve receber uma porcentagem, ou seja, para cada paciente atendido, “X”% do valor da consulta é do médico e o restante ficará para a clínica.


No entanto, se é o próprio medico que irá levar e captar, que será responsável por todo o gerenciamento do paciente é possivel fazer um contrato de cessão de espaço, “tipo aluguel” de acordo com as horas/turnos que ele ocupará a sala.


2- Você não deseja que o médico tenha vínculo empregatício, pois ele apenas utilizará o espaço para atender os pacientes?


Então, seria melhor contratá -lo como autônomo ou pessoa Jurídica?


Melhor é como pessoa jurídica, é que ele tenha seu CNPJ e emita nota do valor total recebido ou diretamente para os pacientes sobre a % que lhe compete.

Como autônomo, tbm é possivel, porem é mais próximo a um vinculo empregatício do que eles sendo PJ além de sair mais caro para ambas as partes.


Outra possibilidade é fazer um contrato, como o que compartilhei lá no canal do telegram ( Link na BIO) onde o médico integraliza o valor de 1 quota do capital social e entra na empresa como cotista e assim o seu recebimento é lançado como distribuição de lucros. Isso evita a bi-tributação.


O que evita a bi-tributação também são plataformas que fazem a redistribuição dos valores dentro do sistema e informa os valores separados para a receita ( Nesta caso cada parte emite nota separadamente e os recebimentos são repassados automaticamente) ou seja, o dinheiro não entra na conta da empresa para depois ser repassado ao médico. Usamos essa solução em algumas clínicas.

3- Neste caso, como faríamos a tributação?


Conforme falei acima o melhor cenário é o medico com CNPJ, ou se Clínica receber e emitir uma nota na recepção para o paciente do valor total da consulta ela teria combinar uma porcentagem com o médico, de tal forma que compense o pagamento do imposto sozinho.


4- E como Clínica irá pagar esse médico no final do mês?


As possibilidades são as abaixo:

- CLT

-CNPJ

-AUTÔNOMO

- SÓCIO COTISTA


📍Outra situação é que alguns médicos se interessam em alugar a sala para ele somente, sem dividir com outros especialistas.


5- Neste caso, como cobrar?

6- Um valor mensal variável ou fixo?

7- Como seria o contrato entre o médico e a Clínica?

8- A Clínica contratando o médico ou o médico contratando a Clínica para prestar serviços a ele (A Clínica como prestadora de serviços)?

9- Como ficaria a Retenção de impostos para cada caso?


📍A ideia de inicio é os atendimentos pelos médicos parceiros, serem emitido notas fiscais da sua empresa ( Clinica ) na totalidade dos serviços prestados pelos médicos parceiros , posteriormente, é cada medico parceiro, ter uma empresa aberta e emitir nota dos valores repassados pela clinica a eles.


👉🏻Se os médicos que apenas querem locar a sala e ficar toda a receita dos pacientes pra eles, eles emitem nota ao cliente deles e sua clinica cobra pelo aluguel da sala e toda infraestrutura , repassando os custos de limpeza e telefonista por exemplo a eles ( especificar isso no contrato de locação ).


O valor a ser cobrado do turno depende muito do que será utilizado do local , da localização , recursos e as aparelhos disponíveis .. entre outras coisas.


 
 
 

Comentários


bottom of page